Maimônides

Imagine um clínico tão competente que foi recrutado pelos chefes de estado mais poderosos de sua época e ainda encontrou tempo para redigir grossos tratados de medicina. Agora imagine um rabino consumido pelas agruras de sua comunidade, capaz de compilar a primeira codificação integral da lei dos judeus e escrever um comentário em 14 volumes às suas tradições exegéticas e jurisprudenciais reunidas no Talmud. E pense num filósofo capaz de sintetizar criticamente toda a filosofia anterior a ponto de determinar os rumos da filosofia contemporânea e da subsequente. Por fim, fusione, se sua imaginação puder, todas essas pessoas numa só. Eis Moisés Maimônides, a “Grande Águia”. 

Unindo energicamente prática e conceito, observância externa e sentido interior, ação visível e experiência invisível, lei e filosofia, Maimônides – que longe de gozar da paz de um gabinete acadêmico ou palaciano, peregrinou por anos e milhares de quilômetros como refugiado – foi não só um dos mais versáteis, competentes e hiperativos polímatas de todos os tempos, como nos legou o título possivelmente mais engenhoso da história das letras, o Guia dos Perplexos. Pensador pressionado entre Jerusalém e Atenas, influenciou a teologia medieval, dos muçulmanos aos cristãos, além de uma linhagem de filósofos e cientistas modernos como Leibniz ou Newton. Fiel à fé de seu povo, combateu o racionalismo, fonte do ceticismo, do agnosticismo e do relativismo que ameaçam a religião positiva. Fiel à razão universal, combateu o puritanismo dogmático que prega a oposição absoluta entre a sabedoria divina e a humana, ameaçando com sua intolerância a cultura secular e cosmopolita. Como disse Kenneth Seeskin, “Ao tentar aproximar o judaísmo e a filosofia, ele não deixou nenhum dos dois como os encontrou. Se o judaísmo se tornou mais rigoroso na defesa de suas crenças centrais, a filosofia se tornou mais disposta a enfrentar suas limitações.” Desde então, a história intelectual judaica é em certa medida um debate sobre a posição de Moisés Maimônides. Não à toa um dito já popular em sua época acabou gravado pelos séculos dos séculos em seu túmulo no litoral do mar da Galileia: “De Moisés a Moisés, não houve ninguém como Moisés”

Convidados 

Francisco Moreno: doutor em Língua, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo, médico e pesquisador de História da Medicina.   

Nachman Falbel: professor de História, Filosofia Medieval e Cultura Judaica na Universidade de São Paulo.  

Ruben Sternschein: Doutor em Filosofia Judaica pela Universidade de São Paulo e rabino da Congregação Israelita Paulista. 

Referências

  • Maimônides de Gerard Haddad.
  • Maimônides, o Médico de Sefarad de César Vidal.
  • Maimônides de Rubén Luis Najmanovich.
  • Maimônides de Tobias Fenster.
  • A História de Maimônides de Rachel Yaffe. 
  • Maimônides, um Espírito Universal de Samuel Buzaglo.
  • Maimônides, o Mestre – Uma pedagogia para o século XXI de Samy Pinto.
  • The Cambridge Companion to Maimonides editado por Kenneth Seeskin.
  • Maimonides: The Life and Times of a Medieval Jewish Thinker de Abraham Joshua Heschel.
  • “Maimonides” verbetes na Jewish EncyclopediaStanford Encyclopedia of Philosophy e Biblioteca Filosofica Bompiani.
  • Du prophète au savant : L’horizon du savoir chez MaïmonideMaïmonide ou la nostalgie de la sagesse de Géraldine Roux.
  • Maimonides: Life and Thought de Moshe Halbertal. 
  • “Maimonides”entrevista com John Haldane, Jack Ormut e Peter Adamson para o programa In Our Time, da rádio BBC 4. 
  • Maimonides and the Origin of the WorldSearching For a Distant God. The legacy of Maimonide de Kenneth Seeskin.
  • Moses Maimonides interkulturell gelesen Moses Maimonides (1138–1204) – His Religious, Scientific, and Philosophical Wirkungsgeschichte in Different Cultural Contexts de Görge K. Hasselhoff.
  • Maimonides de Joel. L. Kramer.
  • Moses Maimonides: The Man and his Works de Herbert A. Davidson. 
  • Maimonides de T.M. Rudavsky para a série Blackwell great minds.
  • Maimonides and the sciences editado por R.S. Cohen e H. Levine. 
  • Maimonides in his World de Sarah Strousma.
  • Maïmonidede Maurice-Ruben Hayoun.
  • Studies in Maimonides and His Interpreters de Marc B. Shapiro.
  • Lumières du Moyen Âge : Maïmonide philosophe de Pierre Bouretz.
  • Maimonides. Aufklärung und Toleranz im Mittelalter de Friedrich Niewöhner.
  • Maimonides on Judaism and the Jewish People editado por Kenneth Seeskin.
  • Philosophy and Law. Contributions to the Understanding of Maimonides and His PredecessorsMaimonides Secret Teaching The Place of the Doctrine of Providence According to Maimonides de Leo Strauss. 
  • Knowing the Unknowable God: Ibn-Sina, Maimonides, Aquinas de David B. Burrell. 
  • Maimonides. Torah and Philosophic Quest de David Hartman.
  • Maimonides de David Yellin e Israel Abrahams.
  • Moses Maimonides. The Man and his Works de Herbert A. Davidson. 
  • Ethics of Maimonides de Hermann Cohen. 
  • Maimonides and His Heritage editado por I. Dobbs-Weinstein, L.E. Goodman e J.A. Grady. 
  • Maimonides and the Shaping of the Jewish Canon de James A. Diamond 

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Apresentação: Marcelo Consentino

Produção técnica: Afrânio Cruz, Rádio Eldorado

Ilustração: Moisés Maimonides nas vestes árabes da época, rodeado por uma mãe suplicante e uma figura da morte. No canto direito inferior, um poliedro e uma ampulheta, símbolos do espaço e tempo e da matemática. Acima à esquerda os cinco livros do Pentateuco. À direita, um homem atingindo os céus com os pés no chão simboliza o aristotelismo. O texto em grego significa o livro sobre a Alma unido ao corpo orgânico. (Descrição mural das leituras do Rabi Edgar F. Magnin, 1929-30, no Wilshire Boulevard Temple em Los Angeles, California.)